quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Campeonato Nacional: Sertã com Cinco Nadadores, Laura Catarino em Três Finais

Foto: LFNunes, FPN
A Piscina da Penteada no Funchal recebeu entre os dias 1 e 4 de agosto os Campeonatos Nacionais de Natação de Juvenis e de Absolutos.
Estiveram presentes nestes Campeonatos um total de 109 clubes representados por 726 nadadores.
O CCD Sertã apresentou com mínimos a estes campeonatos cinco nadadores. Em edições anteriores o clube apenas tinha levado no máximo dois nadadores a estes campeonatos. Foram eles as juniores Laura Catarino e Marta Matias e os juvenis Francisco Matias, Inês Caetano e Daniela Neves.
Nas eliminatórias do primeiro dia, a abrir a representação da Sertã esteve a Marta Matias nos 50 mariposa classificando-se em 49º como tempo de 31,29. Seguiu-se o Francisco Matias nos 100 bruços com um novo recorde pessoal de 1:14,10 e o 34º lugar. Fechou este dia a capitã de equipa, a Laura Catarino com uma excelente prestação nos 50 costas com 30,15 e o 17º lugar que lhe deu acesso à final B. Na final B desta prova a Laura conseguiu ainda melhorar o seu tempo para 32,02 e subiu um lugar na classificação final para o 16º.
No segundo dia apenas esteve em competição a Laura Catarino desta vez nos 200 costas, onde fez novamente o 17º lugar com 2:31,82. Esta marca nos 200 costas e a dos 50 costas no dia anterior representam dois novos recordes de clube e da ANIC (swimranking). A final B dos 200 costas não correu tão bem, tendo piorado para 2:34,00 correspondente ao 19º lugar.
Já na terceira jornada, todos os cinco nadadores estiveram em acção. Começou a Daniela Neves nos 100 mariposa com 1:12,70, 31º lugar. Seguiu-se o Francisco Matias nos 200 bruços com 2:44,73 em 44º. Já nos 50 livres a Marta Matias fez o 49º lugar com 31,29. Nos 100 costas a Inês Caetano ficou em 34º com 1:15,48 e a Laura Catarino garantiu mais uma final, novamente com o 17º lugar 1:10,30. Na final B a Laura melhorou esta marca para 1:09,97, 16º da classificação final.
Apesar da quantidade de recordes pessoais ter ficado um pouco abaixo do esperado, a representação do CCD Sertã a estes Campeonatos tem que considerar-se positiva, atendendo a que todos os nadadores estão no primeiro ano dos seus escalões, tendo nadado muito próximo dos seus melhores tempos. Extraordinária foi a participação da Laura Catarino que apesar de estar no primeiro ano de júnior esteve sempre entre as 20 melhores nadadoras nacionais juniores e seniores, garantindo a presença em três finais B e discutindo as mesmas sempre até ao final.
De realçar que os campeonatos foram bastante competitivos, tendo-se registado um total de 13 novos recordes Nacionais.
Para além dos nadadores, a Sertã esteve também representada por Rui Antunes, Delegado à prova do Conselho Nacional de Arbitragem.
O Interior Centre esteve também representado nestes campeonatos por três nadadores do Fundão, dois de Castelo Branco, um da Ponte de Sor e três de Elvas. O destaque nesta comitiva do interior vai para a Maria Alexandra Marques do Albicartrense, nadadora que integra o centro de alto rendimento da FPN, e que conquistou o primeiro lugar mos 200 mariposa em juvenis.
Também em bom plano esteve o juvenil Ricardo Pereira, em infantil nadador da Sertã, que venceu os 100 e os 200 bruços.
Termina assim uma época bastante longa, mas também bastante positiva para a equipa sertaginense, com excelentes prestações nos campeonatos regionais, no regional de clubes, nos torneio zonais e nos campeonatos nacionais, terminando com um total de 8 nadadores de nível nacional, 3 infantis, 3 juvenis e dois juniores.
Durante o mês de agosto será tempo de férias, estando apenas em atividade o Master Hugo Afonso que realizará o circuito de Mar do Algarve.

Resultados
Mais Fotos: Facebook Natação na Sertã

Sem comentários:

Enviar um comentário