segunda-feira, 12 de outubro de 2009

PROENÇA-A-NOVA – Curso de nadador salvador

In: http://www.radiocondestavel.pt/site/index.php?option=com_content&task=view&id=2116&Itemid=31

A Câmara Municipal de Proença-a-Nova está a promover um curso de formação de Nadador-Salvador, ministrado pelo Instituto de Socorros a Náufragos.
Este curso, com 13 formandos, realiza-se em parceria com o Município da Sertã, uma vez que decorre nas recentemente inauguradas Piscinas Municipais do Concelho.
O curso é composto por aulas teóricas e aulas práticas. Na teoria é abordado o historial do ISN, meios e técnicas de salvamento, acidentes mais frequentes, métodos de salvamento, suporte básico de vida, oxigenoterapia, abordagem em funcionamento e segurança em piscinas. Na prática são colocados à prova estes mesmos conhecimentos teóricos.
Com esta formação, que tem a validade de três anos, estes alunos ficam aptos a exercer as funções de nadador salvador em praias, piscinas, praias fluviais ou em qualquer sítio onde possam ocorrer práticas aquáticas. Passado este prazo, os nadadores salvadores terão de fazer uma reciclagem dos conhecimentos.
Frequentam a formação bombeiros, funcionários públicos, estudantes e profissionais ligados ao desporto. Depois de já terem prestado provas iniciais na barragem do Trízio estes formandos irão prestar provas finais com início a 10 de Outubro no mar da Costa da Caparica, mais precisamente na Fonte da Telha e finalmente na piscina onde decorreu toda a parte prática da formação.

Sem comentários:

Enviar um comentário