segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Torneio Regional de Velocidade - Tomar

Mais uma jornada desta aventura pelo mundo da natação!
Desta vez foi na Cidade de Tomar e envolveu os nadadores mais velhos do grupo de competição das Piscinas Municipais da Sertã no Torneio Regional de Velocidade. Uma competição de provas de 50 e 100 metros organizada em parceria pela Associação de Natação do Interior Centro (ANIC) e pela Associação de Natação do Distrito de Santarém (ANDS), que envolveu mais de 200 nadadores.
Cinco nadadoras e três nadadores a competir na categoria de absolutos (Iniciados, Juvenis, Juniores e Seniores) deram o seu melhor pelas cores do CCD da Sertã e estão de parabéns!
Os erros que se tinham verificado ao nível das partidas no Meeting da Guarda foram eliminados e quase todos melhoraram os seu tempos pessoais nas distâncias nadadas, mesmo a nadar, na maioria dos casos com nadadores mais velhos.
Esta segunda experiência competitiva veio mostrar que estes jovens estão a evoluir bastante e que o empenho que colocam em todos os treinos está a ser recompensado, o que deixa muitas esperanças no sucesso deste projecto para o futuro.
Uma palavra também para os pais que acompanharam em grande número os seus filhos.
Dia 5 de Fevereiro estaremos em Gouveia, não deixem de nos acompanhar...

Classificações dos Nadadores do CCD Sertã:
Mariana Lopes Martins 1998 50Livres 62/91 00:37,11
Catarina Filipa Rodrigues 1997 50Livres 78/91 00:39,90
Cristiana Filipa Cruz 1993 50Livres 88/91 00:42,36
Daniela Sofia Antunes 1999 50Livres 90/91 00:45,23
José Ricardo Antunes 1994 50Livres 88/96 00:35,73
Humberto José Antunes 1995 50Livres 94/96 00:40,32
Diogo Freire Rodrigues 1997 50Bruços 96/96 00:43,37
Beatriz Lopes Martins 1996 50Bruços 41/57 00:49,48
Daniela Sofia Antunes 1999 50Bruços 51/57 00:54,56
José Ricardo Antunes 1994 50Bruços 39/41 00:51,35
Beatriz Lopes Martins 1996 50Costas 39/49 00:45,73
Cristiana Filipa Cruz 1993 50Costas 44/49 00:49,73
Diogo Freire Rodrigues 1997 50Costas 39/39 00:50,37
Mariana Lopes Martins 1998 50Mariposa 32/34 00:47,39

65 comentários:

  1. PARABÉNS a todos,também para o prof. Rui e para o Carlos do CCD que tem ajudado na motivação destes miudos.

    ResponderEliminar
  2. Estão todos de parabéns!!!!
    Toca a treinar, que a próxima prova já está à porta........

    ResponderEliminar
  3. :) Parabéns!!! Continuem o bom trabalho!!!

    ResponderEliminar
  4. Ao menos o sertanense ainda ganha alguma coisa no futebol...

    era de por aqui alguma coisa se tivessem feito grandes exibições...

    ResponderEliminar
  5. Lamentavelmente, há pessoas tão incultas que só olham para o futebol....

    ResponderEliminar
  6. Parabéns! Participar é muito importante! Não interessa seganha ou não!!

    ResponderEliminar
  7. Obrigado pelo apoio de todos!
    Um bom nadador demora 4 ou 5 anos a desenvolver-se, dê-mos tempo ao tempo e os resultados vão aparecer! As evoluções desde há 4 meses que estamos a treinar são muito animadoras.
    Quanto ao Sertanense, desejo o maior sucesso em tudo o que se envolve. O desenvolvimento desportivo do nosso concelho deve-se em muito a essa grande instituição.

    ResponderEliminar
  8. tempo?

    ou o talento nasce ou n...

    e ca pa mim n ha talento nenhum aqui

    ResponderEliminar
  9. Sr. Anonimo tenho pena que pense assim nem sempre os grandes resultados aparecem no principio de carreira (o sertanene quando jogou com o Porto tb não fez nada) e o sertanense tem muitos altos e baixos, estes miudos estão muito bem representados pelo prof. Rui que tem aproveitado as capaciades deles e nem tudo é futebol. Gostava de o ver fazer uma piscina dentro dos criterios deles e depois falavamos, são crianças que praticão um desporto e levam o nome da Sertã a outras terras só isso. O sr. ou joga no sertanense ou tem lá um filho que fica sempre no banco dai o seu rancor. Acho que deve um pedido de desculpas a estes miudos e ao prof deles que pura e simplesmente nadam a troco de nada. As exibições deles são colocadas porque o prof. acha que eles mereçem se o sertanense não tem um blog devia falar com os responsaveis pelo club ou então o sr. fazer um.

    ResponderEliminar
  10. Sr. anónimo ainda gostava de ver o seu talento ?!
    Secalhar só tem talento de estar sentado no seu belo sofá a ver futebol e criticar quem faz alguma coisa.

    ResponderEliminar
  11. Parabéns aos jovens nadadores e Prof., pelo empenho e dedicação que têm demonstrado.
    Não liguem a "bocas foleiras", vocês são superiores a isso tudo. Vocês são BONS!!!
    Quem quiser que faça melhor, mas secalhar não é capaz de fazer nem uma piscina, ou nem sabe nadar !!!

    ResponderEliminar
  12. Sra. Sandra Duarte, para já precisa de rever o seu português, mas como não estamos a discutir isso, vou directo ao assunto, não jogo no Sertanense, e muito menos tenho filhos, pratico futebol é verdade, mas sou aberto a todos os desportos, como tal já pratiquei desporto escolar, e pratico desporto de competição, e desde as minhas camadas jovens fui ensinado que o segundo lugar não é nada, como tal desde os primeiros anos de infantil que estou habituado a ganhar... Estes miúdos deviam ter essa mentalidade, ou mais treinos, pois assim os resultados apareciam, e quanto me envolver na natação não vai acontecer, mas se algum dia vier a acontecer por alguma razão, de certeza que terei melhores resultados que eles... E para rematar o meu clube tem um site... E se me disser que eu não conheço de quem estou a falar, conheço muito melhor do que você pensa, por isso os meu comentários... Se não for incutido o valor de vitória acima de tudo, ninguém chegará a lado nenhum, não só no desporto, como em qualquer situação da vida, e você sabe disso, ou se não sabe fica a saber...

    ResponderEliminar
  13. Parabéns ao Professor Rui pelo empenho que tem demonstrado; ao CCD e em especial ao seu Presidente o Sr. Carlos Miguel, que tem sido incansável para que não falte nada a estes miudos; aos atletas que andam por "amor à camisola"; um grande incentivo para os pais, que não exijam resultados, mas exijam disciplina, rigor e respeito pelo outro; e por fim um voto de agradecimento aos empresários, que apoiam este grupo. Para terminar só uma palavra de agradecimento aos anónimos que criticam pela negativa este projecto, MUITO OBRIGADO, pois este tipo de critica é uma vacina.

    ResponderEliminar
  14. Gostaria de deixar os meus parabéns ao Prof. Rui e ao Sr. Carlos (CCD-Sertã), ao 1º por este se estar a empenhar e dedicar a estes jovens que têm uma oportunidade nesta área que só agora temos algumas condições,ao 2º por ter acreditado que seria mais uma alternativa ao desportos até agora existentes.
    Agora não posso concordar com comentários de cobardes que não assumem o que publicam, eu próprio admiro e respeito o GRANDE clube que é o Sertanense Futebol Clube mas também tenho que dar o meu apoio a todo este grupo que se tem dedicado á formação de camadas jovens que têm outras opções de vida...

    ResponderEliminar
  15. Sr. anónimo sei que dei os erros de português e fi-lo propositadamente para ver qual o seu grau de intelecto, pois geralmente o QI de críticos como o senhor é baixo, parabéns surpreendeu me, pela positiva.
    Ainda bem que é aberto a todos os desportos, provavelmente em sua casa não deve haver espaço para mais lugares de 1ª qualificações.
    Na mentalidade destes miúdos foi lhe incutido que não existe melhor sabor de vitoria quando já se conhece o da derrota, e na vida acontece o mesmo.
    E agora tenho a dizer que pode responder que não voltarei a dar lhe importância porque o Prof. Rui não merece e os miúdos também não.

    ResponderEliminar
  16. Para quem publicou e não leu o meu comentário acima, façam favor de o ler...

    E quanto não assumir o que publico, é porque desempenho um papel importante a níveis de desporto do município da sertã e não poderia expor a situação de outra maneira...

    Acreditem que conheço os atletas de bem de perto...

    Por isso os comentários que teci...

    E volto a reiterar que estes atletas não têm espírito ganhador, pois se tivessem os resultados seriam diferentes...

    ResponderEliminar
  17. Vencer é importante, mas o desporto é muito mais do que isso!
    É por exemplo perseverança. Sem planeamento, sem trabalho e sem esforço nunca se chegarão às vitórias. E a capacidade de ser perseverante é muito mais importante para a vida e para o futuro destes jovens do que a simples vitória.
    No entanto, devo dizer-vos que estes jovens obtêm vitórias todas as semanas superando as suas melhores marcas pessoais.
    Mas têm também a consciência que ainda têm um longo caminho a percorrer e muito trabalho pela frente!

    ResponderEliminar
  18. Sr. Anónimo
    Algumas pessoas nascem com talento, é verdade!
    Outros adquirem-no!
    Outros têm educação!
    Outros nunca a conseguem adquirir!
    O que é o seu caso!
    Porque mostra tanto rancor com estes jovens?
    O/A seu (sua) filho/a não foi seleciondo/a para as competições? Temos pena!!! Ou se tem talento ou não se tem!!!!????

    ResponderEliminar
  19. O Prof Rui acreditou nestes jovens, nós pais também acreditamos, por isso vamos estar com eles dia 5 De Fevereiro em Gouveia para apoiá-los.
    Parabéns a todos

    ResponderEliminar
  20. O sr. anónimo faz parte a nível do desporto na Sertã ou está na Câmara da Sertã relacionado com o desporto, temos que distinguir é que são cargos diferentes!?!?

    ResponderEliminar
  21. Jovens força não se deixem abalar por comentários menos favoráveis.A vida é mesmo assim nem sempre encontramos os melhores criticos existem aqueles que só servem para deitar abaixo. Ao vosso professor um bem haja. E boa sorte para as próximas exibições.Mais são os que apoiam, que aqueles que deitam abaixo.

    ResponderEliminar
  22. Caro senhor anónimo...

    Como já deve ter reparado pelos outros comentários está sozinho nesta luta contra o CCD, já pensou porque será?
    Então pense depois de lhe explicar uma coisa.....Em 1º lugar os miúdos do CCD só praticam natação de competição há 3 meses...2º ao contrário do sertananse não havia escalões, miúdos de 9 competiam contra miúdos de 17 e em 3º o que importa é participar!!!!

    ESCLARECIDO???
    Esperemos que sim e pense melhor antes de criticar o trabalho dos outros, como o senhor Antunes disse e repito "HÁ PESSOAS MESMO INCULTAS QUE SÓ LIGAM A FUTEBOL"

    ASS:Catarina

    ResponderEliminar
  23. Sr. Anónimo será que conhece mesmo os atletas de perto? Ou já trabalhou com alguns?

    ResponderEliminar
  24. Não sei se critica os jovens ou se está a criticar a forma do Prof. Rui treinar estes jovens? Sendo o Prof. Rui uma pessoa tão correcta, de certeza que aceita sugestões ou críticas, desde que estas sejam construtivas.
    O sr. que é um "expert" na matéria desportiva, porque não dividi-la connosco que somos um bocado "leigos" no assunto.............

    ResponderEliminar
  25. Quero desde já mencionar que não tenho filhos nem netos nesta modalidade, mas custa-me ler comentários desagradáveis, e muito menos quando estes são para uns jovens que estão a iniciar a modalidade.

    ResponderEliminar
  26. Força para Gouveia. Participar é sempre gratificante, e o bom resultado é o que se consegue com lealdade e esforço. Qualquer que seja o resultado só a vossa dedicação já compensa. Pelo menos o nome da sertã chega mais longe por bons motivos. Boa Sorte

    ResponderEliminar
  27. O presente blog é de carácter pessoal pelo que a filtragens dos comentários é da minha exclusiva responsabilidade. É minha intenção que este espaço seja o mais aberto possível à opinião de todos, no entanto não vou permitir que comentários que utilizem linguagem menos própria, que reportem factos manifestamente falsos, ou que possam colocar em causa o nome de terceiros sejam tornados públicos.
    Espero a compreensão de todos.

    ResponderEliminar
  28. Faço natação livre algumas sextas feiras. Já reparei em vós. Sois disciplinados e meigos com o vosso professor. Boa sorte para a próxima semana que pelo que percebi aqui tendes mais competições. Continuem o futuro é dos jovens e vós tendes tudo para ser bons adultos.boa sorte

    ResponderEliminar
  29. Meninos na fotografia acima estão uns borrachos e borrachas. boa sorte para 5 de Fervereiro. Estamos a torçer por todos.Good Luck

    ResponderEliminar
  30. Para o interessantíssimo Anónimo, que de interessante só tem o facto de nos dar razões para soltar umas belas gargalhadas, gostava de saber como é que você faria as coisas de modo a criar uma equipa de competição de natação que conseguisse ganhar provas logo desde o início. Sinta-se à vontade para apresentar o planeamento de treino e, se quiser aprofundar, até o que diria aos nadadores antes de uma prova para conseguir alcançar esse objectivo que parece tão fácil do seu ponto de vista.

    Sendo eu nadador federado há 12 anos, competindo desde que tinha 9 primaveras, acredite que já vi muitos clubes serem criados e muitos clubes a desaparecer. Mas nunca, nunca vi nenhum clube recém-nascido, com nadadores a iniciar o seu percurso competitivo, conseguir logo nas primeiras provas (geralmente nem nas primeiras épocas) vencer alguma coisa "relevante".

    Tenho variadíssimos exemplos de nadadores e até clubes que quando começaram eram, sem querer dizer com isto que os nadadores da Sertã o sejam, "zeros à esquerda". Sou o primeiro a admitir que quando comecei a competir, ninguém apostava um centavo por mim para ficar além de um último lugar, isto quando não era desqualificado. Conheço nadadores que foram motivo de risota, alvos de crítica, desprezados completamente. E depois? A consistência é o factor mais importante num nadador. Um bom exemplo é o de um nadador que de início não passava, com sorte, de um penúltimo lugar e que chegou a ser mais de 100 vezes campeão regional em variadíssimas provas, conseguindo uma vez, apenas num fim-de-semana, ser campeão regional de Verão 10 vezes (sendo 10 o número máximo de provas permitido no regulamento) e alcançando o título de Nadador Completo Absoluto da Associação quatro anos consecutivos. Ou o exemplo de um clube que quando foi criado não alcançava resultados melhores do que um pódio, e isso no caso de participarem apenas 3 nadadores numa prova, e actualmente (vários anos depois) ser o clube mais competitivo da ANIC, com a melhor equipa feminina (de longe) e uma das melhores equipas masculinas (provavelmente a segunda melhor neste momento).

    E já agora, talvez devesse rever primeiro o seu português para depois ter razões para criticar o português dos restantes.

    Deixando o anónimo (ou "os anónimos") de parte, os meus sinceros parabéns ao CCD e desejos de boa sorte, bom trabalho e muita força para conseguir superar todas as dificuldades que este desporto nos apresenta ao longo do tempo. Repetindo a velha máxima: "se a natação fosse fácil, chamar-se-ia futebol".

    Os meus cumprimentos,
    Pedro P.

    ResponderEliminar
  31. De: Luz

    Há que acreditar nestes jovens e tentar transmitir-lhes confiança, eu acredito neles e no Sr. Prof. Rui.
    Vamos mostrar a determinadas pessoas que são capazes de orgulhar a Sertã.
    Quem está ligado ao desporto devia fomentá-lo e não criticá-lo.
    FORÇA MIÚDOS ... estou convosco xD

    ResponderEliminar
  32. Ola
    Quero desde já dar os parabens a todos pelas provas que fizeram!!!
    Temos aqui auma boa equipa.
    Parabens professor Rui pelo exelente trabalho que tem feito com estes jovens.
    Continuem e não desistam por causa de criticas "pouco construtivas".
    Estou a apoiar-vos para a próxima prova em Gouveia.

    FORÇA!!!!!!!!
    :-)

    ResponderEliminar
  33. Força miúdos. A Sertã está convosco dia 5 em Gouveia. Não estamos presentes mas estamos no coração.

    ResponderEliminar
  34. Sr. Anónimo, se nao gosta disto, pk é esta a criticar. Nao kero ser mal educada, mas se nao gostou, aperte Alt F4
    Eu sou do CCD da SERTA

    ResponderEliminar
  35. Sr. Pedro P. tiro lhe o meu chapeu pelas palavras dedicadas a estes jovens. Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  36. Srºs. Atletas, não se deixem abater por estes comentários, o que é importante é competir porque gostão, porque é devertido e nadar é um imenso prazer.
    Em tudo na vida o que fazemos o devemos realizar com estilo, empenho, e eplicação de todo o nosso saber, porque na contrução da vitoria está, o trabalho,a preseverança, a dedicação e o espirito de sacraficio, assim como na entreajuda nos colegas e adversários (sem eles não existe competição)é na procura da perfeição dos gestos técnicos que se alcançam as vitorias pessoais que são mais duradoras do que as medalhas.
    Tal como na escola, posso tirar boas notas mas não passo no exeme.
    Por isso o futuro está na dedicação e trabalho honesto reponsável da tua parte e teu trinador te ajudará atingir patamares mais elevados, assim a tua comunidade os ajude.
    A alegri de teres nadado bem, é garantia dos eixitos que no futuro terás, porque um bom tempo agora sem trabalho e presistência, não valerá nada no futuro.
    Não tenhas medo vai aluta e verás que ficas mais bem preparado par a tua carreira desportiva como profissional e pessoal no Futuro.
    Por isso os meus parabéns pela vossa prestação.
    Desejo que as vossas vitorias sejam a alegria de se vencerem assi mesmos.
    Tudo o mais não importa.
    Um Abraço
    Helder Nunes

    ResponderEliminar
  37. Sra. Sandra Duarte, se o seu QI fosse tão baixo como meu, a senhora saberia compreender as críticas tecidas por mim...
    Mas no seu ponto de vista o QI deve ser proporcionalmente directo ao Índice de Gini, que provavelmente saberá o que é...

    E quanto a pergunta do sr. Joaquim, sim já trabalhei bem de perto com eles e continuo a comunicar com eles.

    Quanto a si Catarina (que até podia tratar por tu porque te conheço bem, apesar de tu se calhar não) eu teci comentários depreciativos de acordo com o que sei, o que eu saiba e permitido desde a validação do decreto de lei sobre a liberdade de expressão...

    Quanto aos resto dos senhores comentadores, agradecia que não depreciassem a opinião dos outros, pois já ando no ramo de desporto há alguns anos e sei reconhecer o que falta numa equipa quando esta tem maus resultados, principalmente quando os conheço de perto.

    Muito Obrigado e fiquem bem...

    ResponderEliminar
  38. Para quem não sabe o Coeficiente de Gini é uma medida de desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, e publicada no documento "Variabilità e mutabilità" (italiano: "variabilidade e mutabilidade"), em 1912. É comummente utilizada para calcular a desigualdade de distribuição de renda mas pode ser usada para qualquer distribuição. Ele consiste em um número entre 0 e 1, onde 0 corresponde à completa igualdade de renda (onde todos têm a mesma renda) e 1 corresponde à completa desigualdade (onde uma pessoa tem toda a renda, e as demais nada têm). O índice de Gini é o coeficiente expresso em pontos percentuais (é igual ao coeficiente multiplicado por 100).
    Enquanto o coeficiente de Gini é maioritariamente usado para mensurar a desigualdade de renda, pode ser também usado para mensurar a desigualdade de riqueza. Esse uso requer que ninguém tenha uma riqueza líquida negativa.

    ResponderEliminar
  39. Quanto mais leio estes comentários menos entendo a finalidade de alguns. Não deveriamos todos estar do mesmo lado? Não deveriamos todos dar incentivo e torcer por estes jovens? Não será prematuro tecer comentários desmoralizadores quando o que é necessário para se ter bons resultados é a boa motivação? Afinal estão a jogar em campos opostos? E quem são os jogadores? Uns sabemos ser estes jovens e o seu professor. E o outro lado qual é? Parece-me que o lema a união faz a força deveria ser a máxima neste momento. Partilhem ideias, partilhem o que cada um tiver de positivo para ajudar estes jovens e deixem-se de rancores que a nada levam. O nosso país provávelmente não sai da sepa torta porque infelizmente ainda temos muito a ideia de criticar os outros em vez de dar contributos para melhorar. Quanto a mim o que desejo é que tenham os melhores resultados que conseguirem independentemente do lugar em que fiquem qualificados. Roma e Pavia não se fizeram num dia e bons atletas certamente também não. Lamento não ter ideias para vos dar que ajudem a melhorar a vossa prestação, teria muito gosto nisso, mas desporto não é a minha area. Mas como ser humano e profissional que sou no que faço,acho a partilha de ideias benéfica para todos. Desculpem se me alonguei mas tinha que deixar este testemunho. A UNIÃO FAZ A FORÇA

    ResponderEliminar
  40. Sr. Anónimo
    Acho que está na hora de nos mostrar que o seu coração não é feito só de rancor.
    Gostariamos que ajudasse.
    Que nos transmita a todos as ideias que tem.
    Certamente o professor Rui aceitará e tirará aquilo que lhe parecer bem.
    Todas as opiniões e ideias positivas podem ajudar.
    E o momento é disso mesmo ajudar a criar uma equipa competitiva e de nome.
    Queremos certamente todos, e o Sr. Anónimo também, levar o nome da Sertã a bom porto.Ou não?
    Fica o desafio.

    ResponderEliminar
  41. É a segunda vez que hoje fui interpelado na rua devido a comentários de “anónimos” que se dizem trabalhadores da CMS \ DESPORTO. Aos quais fui associado.
    1 - tenho a certeza que o “anónimo” não é funcionário da Câmara, deve ser sim um prestador de serviços, daí esta discórdia, rancor, falta de humildade, inveja e principalmente falta de profissionalismo pois não conseguiu chegar onde o grande Prof. Rui chegou… entre outros.
    2- Eu sei quem é o “Anónimo” é muito fácil basta olharem à vossa volta observarem quem fala, fala, fala, ri , ri ,ri e nunca chegou a lado nenhum, apesar do seu currículo apresentar passagens nos grandes clubes de Portugal. Sr.º Anónimo se o senhor fosse tão bom como diz teria ficado por lá…. Porque será que está aqui ??? nem no Sertanense ficou.
    3 - Sr.º anónimo diz: “que eu saiba e permitido desde a validação do decreto de lei sobre a liberdade de expressão” … é tudo verdade a lei existe ….porque se esconde?
    4- Quero dar os meu parabéns a todos, nas vossas idades julgo que o mais importante é terem treino (muito) e algum contacto com a competição, (mas eu não percebo nada disso…) … desistir é que nunca.. continuem os resultado vão aparecer quando menos esperarem.
    5- Nada tenho a haver com comentários anónimos anteriormente escritos ou mesmo futuramente.
    Força a Todos e Boas Braçadas.
    Renato Gaspar

    ResponderEliminar
  42. O professor está a fazer um bom trabalho, ainda é muito cedo para haver resultados; e sejam eles quais forem só o facto de estarem a esforçar-se para fazer o melhor possivel, já merecem os parabens.
    Obrigado a todos os intervenientes

    ResponderEliminar
  43. Apoiante dos mini-atletas1 de fevereiro de 2011 às 21:57

    Pronto, esta guerra já foi longe de mais, os miúdos estão a iniciar e há que dar-lhes tempo.
    Senhor anónimo, tem liberdade de expressão mas há que saber usa-la, poderia ter falado de outra forma sem tocar muito directamente na ferida e quanto aos outros, não desçam a um nível tão baixo, temos é que dar força aos miúdos e apoiá-los.
    FORÇA para Gouveia mini-atletas!!!!

    bjs

    ResponderEliminar
  44. Senhora Ana, penso que já me expliquei muito bem em relação aos comentários supracitados, reiterando o que eu disse a mentalidade incutida nestes jovens deve ser uma mentalidade de vitórias proporcionalmente iguais às participações, caso contrário não seria chamada de "competição", mas sim de encontro amigável no qual não haveria qualquer controlo de resultados...

    É de salientar a vontade dos atletas em competir, mas vontade não chega, e por estes resultados dos/das atletas serem estes acima descritos. Para alcançar os lugares cimeiros das tabelas, é preciso empenhar-se não a 110% mas a 200%, trabalhar 300%, e nunca, mas nunca perder a mentalidade que a vitória é tudo, e só ela nos leva ao reconhecimento. Isto servirá não só para eles serem reconhecidos a nível desportivo, como também a nível social, pois se a mente estiver disciplinada, o corpo responderá, já treinei e fui treinado segundo estas regras e fui não só bem sucedido no desporto, como na vida.

    Volto a pedir desculpa de feri susceptibilidade de alguém, mas não é eufemismos que irão alcançar vitórias, mas sim com comentários realistas de pessoas já experientes no ramo.

    Muito obrigado, fiquem bem

    ResponderEliminar
  45. Jose Mourinho....Diz-vos alguma coisa...?

    É (só) o melhor treinador do mundo !!!

    Mourinho motiva os seus atletas através da pressão imposta por factores e agentes externos à sua organização.

    A pressão é elevada, mas é esta também o que o motiva e o que o faz motivar.

    É preciso agitar as águas e provocar estrategicamente, criando «inimigos» externos à equipa na óptica da construção de um espírito colectivo único e forte.

    Neste sentido, estou convicto de que o "inimigo" está a prestar uma excelente colaboração na motivação e fortalecimento da equipa de natação do CCD da Sertã.

    Bem haja...

    ResponderEliminar
  46. Excelentíssima senhora Sandra Duarte, em resposta ao seu comentário acima escrito, posso-lhe referir que tem plena razão, exceptuando que foi o José Mourinho, e não "Jose" Mourinho, exceptuando este erro ortográfico tem toda a razão, mas não pode ficar indiferente a toda a polémica criada entre ele e as suas equipas. Não questiono o método do Senhor José Mourinho, mas a sua atitude perante os seus superiores, e, decerto, isto estraga-lhe a imagem.
    E referente a pressão esta varia de acordo com o clube, está de certo relembrada que ele não vincou no actual campeão português de futebol, em que tinha menos pressão do que no actual Real Madrid F.C., e já seria o homem que é hoje. Sendo de enaltecer que quem faz a maior parte do trabalho inerente aos resultados do clube são os próprios jogadores, que serão provenientes de outros clubes, e em que nas camadas jovens lhes foi incutida a "disciplina" que eu tenho vindo a referir ao longo destes meus comentários, e não abandono a minha tese, não querendo por em casa o excelentíssimo professor Rui, pelo qual não tenho nada contra, apenas prepararia física e psicologicamente os atletas de maneira diferente, mas acima de tudo respeito-o e respeito os seus métodos, por essa razão nunca ter criticado os seus métodos, mas sim os atletas, pois há muita população que pensará que a culpa é do treinador actual, quando poderá não o ser.

    Respondo também ao excelentíssimo senhor Renato Gaspar, que tão prontamente me criticou, e agora espero que aceite a minha defesa de bom grado. Respondendo ao seu primeiro tópico, peço que o senhor não levante falsos testemunhos perante onde trabalho, o que faço, e o que sinto perante o profissionalismo dos outros, pois como o estado anónimo refere não me conhece, nem o meu trajecto. Em relação ao segundo ponto, já cheguei muito longe na vida, e espero continuar a subir, eu sei que a queda pode ser grande, mas vale a pena arriscar; no meu currículo não consta o grande clube que é Sertanense, pois nunca tive funções inerentes ao mesmo, mas como o senhor disse já representei grandes clubes, e espero poder voltar a fazê-lo durante mais anos, pois o desporto é algo que amo, e devido a problemas de foro físico, tive que me afastar durante algum tempo, mas que queria transmitir os meus conhecimentos às camadas mais jovens, sem absoluta cobiça relacionada com o prestígio do professor Rui ou outros. Acabando a minha tese de defesa, eu comento como anónimo, pois quero me expressar de modo a que não magoar pessoas alheias. Os melhores Cumprimentos ao senhor.

    Relativamente a todos os que especulam quem serei, pode ser que o revele um dia, mas o certo é que estes atletas estão em contacto diário comigo, tal que eu sei das discussões sobre o meu nome e a minha função, através dos próprios atletas, que me continuam a falar e cumprimentar normalmente. É portanto de salientar que não quero ser visto como um inimigo, mas como um amigo sincero, que apenas quer o melhor para os atletas, nomeadamente a vitória. Pois saliento novamente que todos se lembram dos primeiros lugares, mas não dos segundos. Reitero que este projecto é arguto, mas apenas com Vitórias se poderá alcançar algo mais para a pulcra vila da Sertã, que já merece ser conhecida por outros desportos, chega de procrastinar mais, temos de preparar estes atletas para ganhar a todo o custo, não só nas piscinas, como na vida.

    Muito Obrigado e fiquem bem a todos os que lêem o blog, e avós atletas um "até amanhã", pois decerto estarei convosco para me contarem mais e melhor sobre quem sou, ou até me descobrir... Mas lembrem-se "A magia está no mistério"

    ResponderEliminar
  47. Para começar, na primeira frase repete-se. Ao referir “…perante os seus superiores, e, decerto, isto estraga-lhe a imagem” não segue qualquer regra gramatical. Onde diz “não vincou no actual campeão português de futebol”, “vincar” não tem muita relação com o verbo “vingar”, pelo que aconselho vivamente um dicionário da Língua Portuguesa. (Já agora, se não vingou no actual campeão português de futebol foi porque foi despedido bem antes de o seu trabalho ter efeito, assm como qualquer treinador de futebol com dois dedos de testa pode confirmar.) A frase seguinte tem vírgulas mal colocadas, se quiser também lhe posso ensinar a utilizar este grandioso sinal de pontuação.

    Passando ao seu segundo parágrafo, na sua terceira frase (mais uma vez com vírgulas mal colocadas), esqueceu-se do artigo antes de “Sertanense” e na expressão “mas que queria transmitir” gostaria que me dissesse o que está o “que” a fazer ali no meio. Mais uma vez, na última frase da sua “tese de defesa”, “de modo a que não magoar” tem um “que” a mais.

    Passando mais à frente, como pode sequer dizer que é um apaixonado do desporto quando refere que o melhor para estes atletas é a vitória? A frase “todos se lembram dos primeiros lugares, mas não dos segundos”, não é de todo verdade. Até lhe contava uns exemplos em que ninguém se lembra dos primeiros e só dos segundos, mas acho que não vale a pena dada a futilidade da sua pessoa.

    Para terminar, quem são os “avós atletas”? Nadadores que ainda não atingiram a maioridade já são avós? Diria que é algo muito interessante. Ou são todos nadadores da categoria Master e ainda ninguém tinha reparado?

    É extremamente interessante ver alguém, ainda por cima escondendo-se no anonimato, criticar outras pessoas sem olhar para ela própria. Não indiquei metade dos erros gramaticais e ortográficos que encontrei no seu último comentário, e ainda assim, veja quantos cometeu. A escrita diz muito de uma pessoa, principalmente quando se dedica a criticar sem dar a cara e sem ter o cuidado de dar o exemplo. E isto, no seu caso, não se aplica apenas à escrita.

    E a magia não está no mistério, a magia está em saber o que são os verdadeiros valores do desporto e saber incuti-los em atletas jovens.

    Os meus cumprimentos,
    Nuno Castanho

    ResponderEliminar
  48. Apesar do planeamento e dos métodos de treino que tenho aplicado não terem sido até ao momento questionados, estou disponível para os apresentar e para os discutir com qualquer pessoa que considere competente para os analisar. O que, como compreendem, não poderá acontecer neste espaço.
    No entanto tenho que dizer aqui que assumo inteira responsabilidade por tudo o que se passa no cais da Piscina durante os treinos e nas respectivas competições.
    A responsabilidade de cumprir as tarefas que lhes são pedidas e de subir para o bloco sozinho nadando de acordo com o que têm treinado, já é suficientemente grande para a idade destes jovens.
    Não posso portanto aceitar que a culpa de qualquer suposto insucesso (que até aqui considero não existir) possa ser colocada sobre os meus nadadores. Que a única culpa que têm é a de realizar o que os adultos lhe pedem sem sequer questionar porquê.
    Isto é valido também para a supostamente inexistente mentalidade de vitória. A capacidade de trabalho até ao sucesso pode ter algo de inapto, mas se não for treinado dificilmente se desenvolverá. E estes jovens não têm qualquer culpa de este trabalho estar, ou não, a ser feito.

    ResponderEliminar
  49. Sr. Anónimo, tenho a dizer lhe que dá alguns erros e faz muitas repetições, não sei se sabe mas com o novo acordo ortográfico perdeu se a acentuação.
    A imagem de José Mourinho pode não ser das melhores e o mesmo se aplica ás suas atitudes, mas nas suas palavras (Sr. Anónimo), isso não importa o que conta são as vitórias e isso ninguém lhas tira.
    Quanto ao Sr. Prof. Rui e como mãe de uma das suas nadadoras e esposa de um ex federado de futebol, digo lhe que perante mim não tem de se justificar, porque não lhe exijo nada e agradeço o que tem feito pela minha filha e por todos os outros, a maneira atenciosa e com o respeito que os trata chega me, se chegarem ás vitorias tudo bem se isso não acontecer já é uma vitória eles terem um profissional competente que os defendeu e lhes mostrou um caminho novo que lhes poderá ensinar alguma coisa boa para a vida.

    E acabo com um desabafo:
    A Idade de Ser Feliz

    Existe somente uma idade para a gente ser feliz,
    somente uma época na vida de cada pessoa
    em que é possível sonhar e fazer planos
    e ter energia bastante para realizá-las
    a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.•
    Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente
    e desfrutar tudo com toda intensidade
    sem medo, nem culpa de sentir prazer.•
    Fase dourada em que a gente pode criar
    e recriar a vida,
    a nossa própria imagem e semelhança
    e vestir-se com todas as cores
    e experimentar todos os sabores
    e entregar-se a todos os amores
    sem preconceito nem pudor.•
    Tempo de entusiasmo e coragem
    em que todo o desafio é mais um convite à luta
    que a gente enfrenta com toda a disposição
    de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO,
    e quantas vezes for preciso.•
    Essa idade tão fugaz na vida da gente
    chama-se PRESENTE
    e tem a duração do instante que passa

    ResponderEliminar
  50. Senhor anónimo...

    depois de tudo o que você disse sobre si está de caras ver quem é...

    Aos outros com curiosidade, basta juntarem as peças do puzzle e ver qual é o nome quem Vêm montando as pistas.

    É fácil, e se comunica com os jovens deve ver que estão muito decepcionados com o que diz mas que não vão desistir...

    Quanto ao criticarem-no, foi por causa do seu 1º comentário, que admitindo, foi muito desagradável.

    Depois da maneira que se expressou aqui já não consigo olhar para si da mesma maneira que olhava há uns tempos atrás até descobrir quem era o famoso(na parte negativa) ANÓNIMO.

    Bem haja e até logo porque vou vê-lo ainda hoje.

    ResponderEliminar
  51. Jovens nadadores!
    O êxito na vida não se mede pelo que vocês conquistaram, mas sim pelas dificuldades que superam no caminho.....
    Parabéns pelo trabalho que têm desenvolvido em conjunto com o vosso treinador.
    Força para dia 5 de Fevereiro em Gouveia, nós estamos com vocês!!!

    ResponderEliminar
  52. Sr. Anónimo
    Quem deseja fazer algo, encontra um meio!
    Quem não deseja fazer nada, encontra uma desculpa!
    O sr. encontrou estes jovens para descarregar a sua frustação pois tentou chegar mais longe e não consegui, não foi?
    Tentou ser o melhor dos melhores e não conseguiu, não foi?
    Ou se tem talento ou não se tem ?!!!!!!!

    ResponderEliminar
  53. O mundo está nas mãos daqueles que têm a coragem de sonhar e de correr o risco de viver os seus sonhos!
    Vocês têm a coragem de treinar todas as semanas e participar nalgumas provas, mesmo que nelas não tenham o sucesso que desejam, não se preocupem porque o insucesso é apenas uma oportunidade de recomeçar com mais inteligência !!!!
    Boa Sorte

    ResponderEliminar
  54. Sr. Anónimo, nada do que diz tem magia, mas concerteza já sabe disso! Tenho pena que se mostre em frente aos nadadores como uma "ovelhinha mansa" , mas depois se demonstre um "lobo devorador".....
    Cuidado com o "lobo", porque ele quer "apanhar-vos"....
    Ele quer treinar-vos, mas secalhar não tem habilitações académicas que permita fazê-lo...
    Força Pessoal!

    ResponderEliminar
  55. Sr. Nuno, muito obrigado pelas suas dicas de português, terei-as em conta quando voltar a comentar.

    Quanto às suas afirmações, eu até dava a cara, mas causaria um grande choque nesta comunidade, o que não quero fazer.

    Reitero os meus agradecimentos ao senhor Nuno.

    E venho aqui publicamente agradecer a disponibilidade do Senhor Rui e a sua explicação, respeito-o muito como pessoa, admiro e gosto de criticar construtivamente o seu trabalho, não impondo nada em contrário, embora discordando nalguns pontos de treino que, de fonte segura e experiência pessoal, sei e sinto que não são o melhor para os atletas...
    E quanto à apresentação dos métodos, e à sua discussão, gostaria muito de o fazer, mas em sigilo consigo, pois não gostaria de revelar quem sou. Os meus profundos agradecimentos à sua compreensão, fique bem e muito boa sorte para Sábado.

    Quanto às restantes pessoas, agradeço todas as críticas negativas que me façam, pois são elas que me fizeram crescer e continuam a fazer.

    ResponderEliminar
  56. Sr. Anónimo
    Porquê que o sr. acha que causaria um grande choque à sociedade, se revelasse o seu nome?
    O sr. é algum "bicho papão"?
    Ou será porque as pessoas têm uma imagem sua e quando descobrirem a verdade vão ficar muito decepcionadas? Muito mesmo!!!!!!!

    ResponderEliminar
  57. Sr. Anónimo não sei se já reparou, mas as críticas que lhe fazem são negativas e não construtivas?!
    Não sei como é que as críticas negativas o podem fazer crescer, com as críticas que lhe são feitas já é "anão"........

    ResponderEliminar
  58. "Sr. Nuno, muito obrigado pelas suas dicas de português, terei-as em conta quando voltar a comentar."

    Nem vou ler o resto do seu comentário, mas só para começar: "...tê-las-ei em conta...". Um pouco irónico, apresentar um erro destes exactamente quando diz que tentará não os cometer.

    É triste, simplesmente triste.

    JS

    ResponderEliminar
  59. Boa tarde!

    Uma sugestão aos leitores do blog:
    ignorem este maravilhoso anónimo que insiste em deitar lenha para a fogueira. E uma para quem sabe quem ele é: por que não dizer o nome dele num comentário? Pode ser que assim tenha o reconhecimento que merece, pela internet e no mundo real.

    Treinador e nadadores sertanenses: tomei contacto com vocês há muito pouco tempo e já vos admiro imenso só pela união, força e vontade de se superarem que demonstram. Melhor do que isso num atleta e especialmente num nadador, não há, independentemente do que se possa dizer por aí. Espero um dia poder acompanhar-vos numa competição e, se não for possível, pelo menos visitar-vos em vossa "casa" e ter o prazer de nadar com vocês. Iria ser uma honra.

    Cumprimentos do Alentejo.

    ResponderEliminar
  60. Caro P.:

    Teremos muito prazer em o receber, vamos programar isso!!

    ResponderEliminar
  61. Jovens, sorriso nos lábios, boa disposição, dedicação e velocidade. Eis os ingredientes para um bom "repasto" no sábado. E lembrem-se... Há sempre um lobo mau á espera do nosso "repasto".
    Fico a aguardar noticias vossas e deste fim de semana no blog. Boa sorte e não percam tempo a pensar em quem não merece. Eu e certamente muitos outros interessados estamos convosco sempre sejam quais os resultados. Tenho certeza que vão fazer o vosso melhor.
    Força....

    ResponderEliminar
  62. Good luke para gouveia........força!!!!

    ResponderEliminar
  63. "Treinar diariamente, com empenho e ambição pode-nos levar a esta tão preciosa palavra. Nós podemos sempre mais e melhor, por vezes pode parecer que o trabalho não está a ser compensado mas isso é porque o nosso dia não chegou, e desistir é morrer. O potencial está na nossa mente. Querer é poder!"

    Adriano Niz
    ( http://www.adrianoniz.com/ )

    ResponderEliminar